“Quanto Antes Melhor”

Campanha, “Quanto Antes Melhor” alerta para prevenção ao câncer de mama no outubro rosa

O prolongamento da pandemia de covid-19 e a redução da procura de serviços médicos por parte das mulheres têm preocupado especialistas da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Segundo a entidade, houve queda de 70% na presença de mulheres nas unidades hospitalares.

No Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a entidade reforça a importância da realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico.

O presidente da SBM, o médico mastologista Vilmar Marques, alerta que as consequências da redução do rastreamento no último ano não são boas.

“O câncer não espera. As mulheres que deixaram de realizar os exames preventivos correram e correm o risco de, se diagnosticadas, terem avançado na doença, pois de um modo geral, o tumor demora cerca de 10 anos para atingir um centímetro, porém, a partir daí a cada 6 meses tende a dobrar de tamanho, avançando muito rapidamente, claro, tendo suas especificações de tipo de câncer”, alerta. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante.

Fonte: Joelma Rosa

Comentários